Trace Sua Meta
- Paulo Amazonas
- 1 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de mar. de 2024

Traçar uma meta é um dos passos mais importantes para quem deseja aprender inglês, pois, sem planejamento, certamente não se chega a lugar nenhum. Esse já foi o erro de muitas pessoas que fracassaram em seus projetos e estudos. Já dizia o velho ditado: “Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve.” É simples assim.
Não há mistério nesta lição. Primeiramente, é preciso estabelecer uma meta. Em segundo lugar, você deve desenvolver um plano de ação. Por fim, deve definir um prazo para alcançar esse objetivo. Além disso, para ter sucesso, é imprescindível que você tire seu projeto do campo das ideias. Dê vida a ele: escreva-o em uma folha de papel, coloque-o em sua mesa de cabeceira e leia-o diariamente. Esse exercício fará toda a diferença durante o processo, mas falaremos mais adiante sobre isso.
Quando estudamos casos de pessoas que mudaram o rumo da humanidade com suas criações, observamos um ponto em comum: todos escreviam suas metas e consultavam-nas constantemente, para não as esquecer e, sobretudo, para manter o foco. Faça o mesmo, pois, se funcionou para eles, sem dúvida funcionará para você.
Então, vamos aos passos. Sua meta é aprender inglês? Escreva-a em uma folha de papel. Trace um plano de ação: como você aprenderá o idioma? Estudará uma hora diária com videoaulas, irá se matricular em uma escola ou em um curso on-line, estudará com o apoio de um material didático, ou contratará um professor particular? Seja qual for o plano de ação, ele deve ser executado imediatamente. Não deixe espaço para a desmotivação. É exatamente nesse ponto que inúmeros projetos morrem antes mesmo de ganhar vida, por causa da procrastinação. Muitos deixam para amanhã o que pode ser feito hoje, e, assim, os dias, os meses, os anos se passam sem que nada seja concretizado.
Por fim, defina a data para o dia em que você estará falando inglês fluentemente. Pode ser dentro de um ano, dois, três... depende de você. O que importa é entender que uma meta é inútil sem um prazo estabelecido; é necessário um período de realização com começo, meio e fim. Adotar uma postura flexível com relação a isso — a ideia de que “quando der para chegar lá, eu chego” — certamente o levará à desmotivação. Quem, por exemplo, quer sair para uma viagem sem saber quando vai chegar? Não é assim que as coisas funcionam. Na verdade, o planejamento inicial é o que motiva a pessoa a continuar nos momentos mais difíceis, pois é um lembrete de que ela tem uma meta e de que tomou a decisão de aprender inglês para aprimorar a si mesmo.
Siga esses passos e, com toda a certeza, você chegará lá. Eu mesmo consegui e fui testemunha de muitos amigos e alunos que foram bem-sucedidos sobretudo porque traçaram seus objetivos e seguiram adiante com garra até a gloriosa linha de chegada. Se eles conseguiram, por que você não conseguiria? Em que essas pessoas são melhores que você? Em nada! Apenas tiveram foco.
Commenti